• Esquina Filmes

Qual equipe é necessária para filmagem de um vídeo corporativo?


Uma pergunta que muito clientes nos fazem é sobre a equipe necessária para produzir um vídeo corporativo.


Muitos vídeos neste estilo incluem filmagens nos escritórios das empresas, entidades, ou em fábricas, com tomada de depoimentos com funcionários e apresentação pontual de gerentes, coordenadores e diretores.


Com este perfil de vídeo, uma equipe básica para gravação inclui a presença de um diretor/cinegrafista, um operador de áudio e um assistente.



Diretor/cinegrafista


O diretor/cinegrafista é quem irá coordenar o set de filmagem, escolhendo os enquadramentos e cuidando da iluminação, além de se concentrar nas questões técnicas do equipamento de filmagem em si.


Para as demandas de um vídeo corporativo, um bom videomaker, ou cinegrafista, pode atuar acumulando funções que em uma produção de cinema ou de publicidade de grande porte envolveria diferentes profissionais como diretor de fotografia, iluminador e diretor de set.


Operador de áudio


Já o operador de áudio foca em tudo que diz respeito a captação do áudio. Trabalha com um captador de áudio digital e diferentes microfones, como lapelas ou boom, dependendo da demanda.



Assistente “coringa”


O assistente é como um coringa, que ajuda na montagem do set de filmagem, auxilia o cinegrafista e o operador de áudio, cuida também da iluminação, arruma os materiais e faz os backups dos arquivos gravados. Podemos ter o assistente operando uma segunda câmera, como uma câmera fixa.


Alguns clientes nos perguntam se é possível realizar a filmagem com a presença de apenas um profissional que atuaria como cinegrafista/operador de áudio e assistente/logger. Tudo é possível dependendo do budget, não é verdade?


Mas nós sempre recomendamos no mínimo uma equipe base desses três profissionais: o diretor/cinegrafista, o operador de áudio e um assistente “coringa”. Assim temos uma pessoa focada na filmagem e no set, outra na captação do áudio e uma terceira para auxiliar o processo, podendo operar uma segunda câmera em algumas situações.


Outros profissionais em filmagens corporativas


Quando o número de depoimentos é maior ou em situações como muitos deslocamentos em um mesmo local (fábricas, ou eventos corporativos e palestras) nós recomendamos a presença de um segundo assistente, que pode operar também uma segunda câmera, ou auxiliar nos transportes dos equipamentos e backups.


Outro profissional que muitas vezes faz parte de nossas equipes em filmagens corporativas é o produtor, auxiliando nos contatos e agendamento e durante as filmagens, com a organização dos depoimentos e dos temas a serem abordados de acordo com o roteiro. Alguns clientes, no entanto, preferem que um profissional de sua própria equipe de comunicação faça essa função e acompanhamento.


Para resumir sempre é bom frisar que em vídeo tudo é possível, mas pela nossa experiência de anos produzindo corporativos, uma equipe de 3 pessoas atende bem a maioria dos casos.







13 visualizações0 comentário