• Esquina Filmes

Etapas da produção de um vídeo

Neste texto iremos abordar de forma resumida as etapas básicas da produção de um vídeo, seja ele um vídeo institucional, vídeo para Youtube, ou outras plataformas.



Para criação de vídeos animados, vídeos publicitários, vídeos corporativos ou qualquer outro, o pontapé inicial sempre começa no briefing entre a produtora e o cliente.


Este momento pode ser chamado também como pré-produção audiovisual.


Importância do Briefing


É neste ponto que serão apresentadas as informações sobre o que se quer produzir e debatidas as ideias sobre o vídeo.


É a partir do briefing que será definido o caminho a ser seguido, com elaboração de cronograma base para produção do vídeo dentro do orçamento acertado entre as partes.


Roteiro do vídeo


Com o caminho definido é hora de elaborar o roteiro do vídeo que será apresentado para aprovação do cliente.


Importante que os ajustes de rota sejam definidos aqui, durante esse processo de aprovação do roteiro. Afinal, ele é o esqueleto do vídeo.


É a partir do roteiro que toda produção se baseará. Seja na etapa de captação de imagens, mas principalmente na pós-produção.


Filmagem / gravação


Após a aprovação do roteiro parte-se para a etapa de gravação.


A gravação pode envolver captação de vídeo e áudio, quando temos por exemplo entrevistas e tomada de depoimentos e gravação de podcasts que incluem imagem além do áudio.


Também há os casos de gravações somente de vídeo ou áudio como filmagens sem captação de som ou gravação de locução / dublagens para animações e podcasts.


A etapa de gravação depende da disponibilidade de agenda dos participantes, da equipe de produção, dos locais onde ocorrerão as captações e, em alguns casos, também da previsão do tempo.


Por isso é importante que haja um prazo mínimo para consolidar todos esses fatores.


Pós-produção / edição


Pós-produção é a etapa posterior as gravações. Em determinados projetos específicos, pode até ocorrer de forma paralela. O mais comum, no entanto, é que a pós-produção se inicie depois de finalizada as gravações.


A etapa de pós-produção envolve a edição de imagens e do áudio, montagem, correção de cor e realização de todo o acabamento técnico do vídeo e a sua finalização.


Aqui também são inseridos os efeitos visuais e sonoros, trilhas, locuções, créditos, gráficos entre outras informações.


É quando, afinal, o nosso vídeo, filme ou podcast toma forma de acordo com tudo o que foi levantado no briefing inicial e definido no roteiro.


Ajustes / refação


É normal que após finalizado, sejam necessários ajustes básicos no vídeo, para corrigir pequenos erros gráficos, de texto ou trocar alguma cena ou depoimentos específicos, ajustar trechos de áudio, trilhas etc.


Quanto melhor a gestão das etapas da produção audiovisual menor a necessidade de ajustes ao final do trabalho.

5 visualizações0 comentário