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Exemplos e custos de produção de vídeos de reviews de produtos

Ninguém tem dúvida de como um vídeo é uma ferramenta poderosa para atrair a atenção de um público-alvo.


Dentro deste universo, os reviews são uma forma muito eficiente para apresentar um portifolio de produtos para os clientes e destacá-los em relação a concorrência.


Como ocorre em outros estilos de vídeo, há opções de reviews que atendem a diferentes budgets. Vamos apresentar aqui algumas:


Review animado


Um formato muito chamativo e que ilustra de maneira objetiva informações sobre um produto. Mesclam animação em Motion Graphics com uso de imagens de apoio (como fotos e vídeos).


Além do custo mais baixo, a produção deste estilo de vídeo é rápida e ideal para empresas que desejam apresentar uma grande gama de produtos, de diferentes tamanhos, com maior fluxo de publicação.


Review de cerveja em estilo animado. Sem locução, apenas entrada de letterings

Vídeo produzido para o canal Review em 1 Gole

Roteiro e edição da Esquina Filmes.


É fundamental um bom desenvolvimento da identidade visual incluindo cores, vinhetas e estilos das trilhas a serem utilizadas de acordo com o manual da marca. A partir daí o trabalho de replicar o formato é fácil, com roteirização e edição simples.


Este formato pode, ou não, incluir a criação ou utilização de personagem, como uma mascote de uma empresa.


Review de produto com locução em OFF mesclando cenas do banco de imagem da empresa com animação.

Vídeo produzido para o site de buscas Zoom.

Pesquisa e edição imagens foi da Esquina Filmes. Roteiro: Quintal


Também é possível inserir locução em off, ou trabalhar apenas com o uso de letterings informativas e gráficos animados.


Vale ressaltar que, ainda assim, são necessárias imagens prévias em boa qualidade (fotos ou vídeos) dos produtos que serão apresentados dentro das animações.


Deste modo é importante a companhia já ter um banco de imagens pronto que possa ser utilizado.


As principais variáveis nos custos deste tipo de produção são:

- Quantidade e minutagem dos vídeos

- Gravação de locução

- Criação ou animação de personagem

- Prazo de entrega (quanto menor o prazo, maior o custo)


Review filmado


É uma opção interessante para destacar melhor o produto que se quer apresentar e ideal para se trabalhar com objetos de menor porte, pois é possível ter um ganho em escala quando conseguimos filmar diversos produtos em um único dia.


Esse estilo atende bem empreendedores e empresas que atuam com eletroeletrônicos, joias, ferramentas de uso geral e itens decorativos, qualquer objeto de menor dimensão.


Review de produto com a presença de um apresentador.

Vídeo produzido para o site de buscas Zoom.

Captação de áudio e imagens foi da Esquina Filmes. Roteiro: Quintal, Edição: Gaveta Filmes


Os reviews filmados são indicados também para empresas que ainda não possuem um banco com imagens de qualidade de seu portifolio de produtos e precisam prever a captação.


O valor e prazo de produção deste tipo de vídeo depende em primeiro lugar, com já citado, da equação quantidade de diárias/produtos gravados.


Review de produto com figurante e locução em off. Neste caso, houve um trabalho de concepção de cenário.

Vídeo produzido para a Casa & Vídeo

Filmagem e edição da Esquina Filmes. Roteiro: Casa & Vídeo


Outras variáveis nos custos são:

- Estúdio de filmagem ou parte cenográfica.

- Presença de um apresentador ou figurante (neste último caso apenas manuseará os produtos aparecendo somente as mãos).

- Gravação de locução


No geral, a filmagem de um produto de pequenas dimensões pode ser realizado no próprio espaço das empresas, com cenário básico e fechado excluindo-se assim os gastos com locação de estúdio e produção cenográfica.


Assim como no caso das animações, há necessidade de um bom desenvolvimento da identidade visual, incluindo a criação das vinhetas, estilo das trilhas etc.


Review de produto filmado com figurante apenas manuseando (sem aparecer)

Vídeo produzido para o site de buscas Zoom.

A filmagem e edição foi da Esquina Filmes. Roteiro: Quintal


O uso de um apresentador tem suas vantagens, como criar uma relação com o público. Mas além de mais custosa, gera também uma dependência do profissional (influencer ou ator), já que os espectadores começam a colar a imagem da marca a pessoa que apresenta os reviews.


Com o uso de figurante pode-se incluir uma locução em off, gravada ou não pela própria pessoa que manuseia o produto.


Ou partir para inclusão de letterings com apresentação de informações essenciais, enquanto se ilustra o produto no vídeo. Essa seria a alternativa de menor custo.



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