top of page
  • Foto do escritorEsquina Filmes

O que é necessário para produzir um vídeo institucional?

Muitos empreendedores se perguntam sobre como fazer um vídeo institucional ou mesmo, afinal, o que é um vídeo institucional.


O objetivo do vídeo institucional é apresentar uma empresa, serviço e negócio a um cliente, investidor, parceiro ou colaborador. Não é um vídeo de propaganda direta, com intenção de vender um produto, mas sim de criar uma imagem positiva de uma marca ou serviço.


Construção da imagem da empresa:


Trata-se de uma estratégia mais ampla, de construir uma ideia ante ao público e influenciar na maneira como as pessoas pensam sobre uma empresa. Buscar resumir a essência, sem que seja necessário apresentar textos longos ou discorrer em uma página sobre todos os serviços e produtos disponíveis.


A melhor maneira de construir essa imagem é justamente através de um vídeo. Afinal, muito mais pessoas se dispõe a assistir conteúdos audiovisuais do que a ler um texto.




Vantagens do vídeo institucional:

Além da preferência do público por vídeos, há outras vantagens em apresentar sua empresa através de um institucional.

  • Vídeos tem mais possibilidade de aparecer nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

  • Um vídeo institucional bem-produzido dá mais credibilidade a uma empresa.

  • Os vídeos são uma forma mais efetiva e afetiva de comunicação com o público.

O que é importante num vídeo institucional?

  • Roteiro: a elaboração do roteiro é uma etapa fundamental para produção de um institucional. É através dele que a narrativa do vídeo se baseará.

  • Qualidade das imagens: não adianta um vídeo institucional com uma mensagem eficiente, se as imagens são ruins. Por isso uma equipe capacitada como a da Esquina Filmes, com os equipamentos adequados para as filmagens, é essencial.

  • Edição dinâmica e criativa: a pós-produção é relevante para ditar o ritmo, o dinamismo e o impacto do vídeo, amarrando bem o roteiro com os conteúdos de imagem.

  • Tempo do vídeo: o padrão é entre 1 e 5 minutos, podendo ser um pouco mais curto ou longo a depender dos objetivos e do conteúdo. Não deve ser muito curto a ponto de não dar tempo para abordar tudo o que se gostaria e nem excessivamente longo, com risco de parecer cansativo e arrastado.



Estilos de vídeo institucional


O estilo de vídeo institucional mais tradicional é o filmado, com imagens da empresa, de seus funcionários, produtos e serviços prestados. Em muitos casos com narrativa linear, contada através de locução em OFF, incluindo trilhas de fundo.


Muitas empresas gostam que se construa o roteiro por meio da captação de depoimentos com os colaboradores e os diretores da instituição. É uma forma de criar mais empatia e uma relação próxima entre o público e a marca.


Pode-se optar, também, pelo uso de imagens de arquivo e compradas em bancos de imagem. Nestes casos, porém, sempre é interessante usar apenas como apoio, complementar as imagens captadas.


Atualmente há outros estilos de vídeo institucional, mesclando filmagem e o uso de animação em motion graphics.


Ou montados em narrativas não lineares e formatos que engajem o público por meio da estratégia de levantar uma questão e apresentar a solução que a empresa oferta.


Querem entender como produzir um vídeo institucional para sua empresa? Então entrem em contato com a Esquina Filmes e vamos conversar sobre ideias e soluções.

bottom of page